Carregar no DIV após clicar no botão do formulário

Pessoal sou novo por aqui e conheci o BootStrap há poucos dias e estou tentando mudar um portal que temos na empresa que ainda uso frame e não dá mais nas versões novas, além do que quero algum mais legal e atualizado.
Basicamente tem um menu e duas div´s uma do lado esquerdo da tela onde ao clicar em algum menu abrirá um form (são vários form´s com condições diferentes, mas se fizer em um o resto será o mesmo procedimento.
Então seleciono no menu e carrega na div form enquanto que na div conteúdo tem uma imagem de fundo padrão por usuário. Ao preencher o formulário preciso chamar um php que me traz uma consulta e usando table quero carregar esse resultado na div conteudo sem dar refresh na tela e sem mudar a url que sempre será por exemplo servidor/sistema/index.php.
Já fiz a parte inicial toda só falta carregar na div os dados da consulta. Meu form inicial de teste tem 3 botões Imprimir (Tela) essa que quero carregar (Exportar) depois farei gerar um excel se for o caso e (Fechar) que ao clicar carrega novamente a imagem de fundo na tela.

Desculpe o tamanho da pergunta, mas tentei mostrar minhas dúvidas de um modo detalhado.

Grato,

Comentários

• Vou tentar exemplificar com códigos para facilitar a compreensão da minha necessidade:
    Fiz um rascunho dos arquivos que tenho:

1 - index.php

<nav com os menus>
       menu 1 -> chama o form_ano.php
       menu 2 -> chama outro form
       menu 3 -> etc
    </nav>
    <div container-fluid>

<div class="forms col-md-4" >
          //-> div onde carrega os forms
      </div>
       <div class="conteudo col-md-8" >
           //-> div para carregar os conteúdos

</div>

</div>
     <div class="footer" >
         aqui fica o rodapé
     </div>

2 - form_ano.php
    <form>
        label Ano: input
        label Mes: input
        //-> botões
        <button type="button" class="btn btn-primary">Imprimir </button>
        <button type="button" class="btn btn-success">Exportar </button>           
        <button type="button" class="btn btn-danger">Fechar </button>           
     </form>

3 - consulta.php
       SELECT * FROM <tabela>...

O que eu preciso é que quando clicar no botão Imprimir ele vai chamar um .php que fará uma consulta numa tabela e retorna os dados. Esses dados eu preciso carregar na div conteudo do meu index.php.

E também gostaria de fazer Isso sem dar refresh, ou seja, eu sempre vou estar na index.ph, chamo o form_ano.php que chama a consulta.php e carrega o resultado na div conteúdo do index.php

Agradeço a quem puder me ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.